Fique por dentro : Ivete Sangalo


Ivete Sangalo é uma estrela pop, nascida em Juazeiro, terra do ícone da Bossa Nova, João Gilberto. Em 2008, bateu o recorde mundial da venda de DVDs – foram 604 mil cópias. O campeão anterior era o grupo Nirvana, com 174 mil cópias vendidas do DVD “Unplugged in New York”. Depois, a cantora bateu seu próprio recorde. Seu DVD “MTV ao Vivo” (2004) vendeu mais de 700 mil cópias, o maior sucesso da Universal Music até hoje registrado no Brasil.

Ivete pertence a uma família musical, os San Galo Mônica, Cíntia Jesus, Ricardo e Marcos,o irmão que morreu atropelado em Salvador quando Ivete tinha 16 anos. Um ano antes, morrera seu pai, Alsus Almeida de San Galo, de infarto. O pai era joalheiro e sem sua presença, a família tinha que batalhar o sustento. Ivete era modelo, trabalhava numa loja e era famosa por distribuir em Salvador as marmitas preparadas por sua mãe, Dona Maria Ivete, em um carro velho que vivia quebrando. Aos 17 anos, apresentou-se num bar em Ondina levada por sua irmã Mônica. Não parou mais. Fez shows no interior da Bahia e em Pernambuco. Um dia foi fazer um show no município de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Ele a convidou para ser vocalista da Banda Eva.

O disco de estréia vendeu mais de cinco milhões de cópias. A banda lançaria seis álbuns. E quem presenciou antes Ivete distribuir quentinhas pelas ruas de Salvador agora a via chegar sobre um trio elétrico que levava à loucura os fãs do Carnaval baiano. 

A Banda Eva produziu hits como “Arerê”, “Pegue Aí”, “Beleza Rara” e “Flores”. Em 1997 a banda entrou para a história da música popular brasileira, pois o álbum “Banda Eva ao Vivo” vendeu mais de 2 milhões de cópias. A banda chegava a fazer 30 shows por mês e Ivete era o centro das atenções, com sua voz potente, levemente rouca e animação à toda prova.

A carreira solo começou depois do Carnaval baiano de 1999, o último da cantora em frente à Banda Eva. Seu primeiro álbum, “Ivete Sangalo” (1999) vendeu mais de 100 mil cópias. O hit “Se Eu Não te Amasse Tanto Assim” (de Herbert Vianna e Paulo Sérgio Valle) era o carro chefe e se transformou em single.

O segundo álbum foi “Beat Beleza”, com a mesma fórmula: axé, músicas românticas e pop. O single desta vez foi “A Lua Que eu Te Dei”. A música “Balanço Black” conta com a participação especial de Gilberto Gil. A cantora de axé music começa a ser reconhecida como um grande sucesso da MPB.

O álbum “Festa” (2001) consolidou esta tendência, com a música-título que se transformou em hino do pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol. Ivete já flertava com o mercado internacional, pois fez um dueto com o cantor norte-americano Brian McKnight. Este disco contava com a participação do guitarrista Davi Moares, que acabararia se casando com Ivete, relacionamento que durou até 2004.

Sucedem-se então fenômenos de venda: “Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso” ( 2003), com o hit “Sorte Grande”, popularmente conhecida como “Poeira”, a música mais executada de Ivete nas rádios até hoje; no mesmo ano, ela grava seu primeiro álbum-solo ao vivo, “MTV ao Vivo”, gravado do estádio Fonte Nova, em Salvador, para mais de 60 mil pessoas. De show participaram Daniela Mercury , Margareth Menezes, Gilberto Gil, Tatau do Ara Ketu, Sandy e Júnior e Davi Moraes. O álbum foi lançado em CD e DVD em maio de 2004 e trata-se do DVD mais vendido da Universal Music no Brasil.

O ano de 2004 foi especial para a cantora. Ela atingiu notoriedade internacional após sua participação no Rock in Rio Lisboa. O álbum “As Super Novas” (2005) teve tiragem inicial de 650 mil cópias e teve vários hits: “Abalou Poder”, “Soy Loco Por Ti America” (regravação de Gilberto Gil), a romântica “Quando a Chuva Passar”.

De 2005 a 2009, Ivete Sangalo se consolidou como estrela pop e empresária, dona da Caco de Telha Produções Artísticas, cuja primeira ação foi trazer a cantora pop Beyoncé ao Brasil. Lançou também uma linha de roupas em parceria com a rede de lojas Riachuelo.

Mas continua cuidando da carreira. Em 2009, grávida, lançou o CD e DVD “Pode Entrar: Multishow Registro”, gravado no estúdio de sua casa em Salvador, com participação de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo (Los Hermanos) e Mônica San Galo, irmã da cantora. 

Em 2009, recebeu quatro indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro (“Pode Entrar”), Melhor Vídeo Musical, Melhor Canção Brasileira (“Agora Eu Já Sei”) e Melhor Álbum Infantil ( por “Veveta e Saulinho – A Casa Amarela”, o 9º álbum da cantora, gravado em 2008 com o cantor Saulo Fernandes, atual vocalista da Banda Eva).

Também gravou seu terceiro DVD ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York, uma megaprodução a ser lançada em dezembro de 2010, com participações especiais de Seu Jorge, Nelly Furtado, o astro colombiano Juanes, Diego Torres, Wisin & Handel e James Morrison.

Parece que Ivete sangalo será também pop star no cenário digital: sua música “Berimbau Metalizado” foi o primeiro single brasileiro a receber a certificação de outro, com 50 mil downloads digitais.

                                                        Fotos e vídeos 

         











Nenhum comentário:

Postar um comentário